quinta-feira, 7 de junho de 2012

O enquadramento - parte 1

Depois de ver muitos trabalhos de bons fotógrafos, cheguei à conclusão que a principal diferença entre uma fotografia boa e uma ruim é o enquadramento, ou seja, o ponto de vista do fotógrafo sobre um tema. A luz, o tema, o momento do disparo, tudo isso é importante, mas o enquadramento, a forma como aquilo que está sendo fotografado aparece no quadro, altera a qualidade de tal forma que pode fazer a diferença entre uma foto comum e uma foto genial, mesmo quando todo o restante não colabora.

O legal é que esse é um fator que depende só do fotógrafo. A luz pode depender da sorte e de equipamentos. O tema exige muito esforço para procurar ou produzir a imagem certa. O momento do disparo depende, na maior parte das vezes, de sorte. O enquadramento depende só de você!

Enquadrar não é só colocar tudo o que se quer dentro da telinha, sem cortar a cabeça de ninguém. É preencher a tela de forma que seja destacado o que realmente queremos mostrar. São poucas dicas. Mesmo assim, no começo, pode parecer um pouco complicado lembrar de tudo. Mas com o tempo, a prática e o olho treinado, o seu enquadramento vai ser automaticamente correto. Vamos lá?

Preencha o quadro: Sabe aquela foto que todo mundo fica junto sorrindo. A maioria das pessoas enquadra as cabeças bem no meio da imagem e dispara. O resultado é que o céu ou o teto da sala aparece mais que as pessoas.

Essa forma de enquadramento é muito comum, quase intuitiva.

Observe a quantidade de espaço que não precisaria aparecer na imagem.

Na hora de fotografar, tente preencher todo o espaço visível com o máximo do tema fotografado sem cortar partes das pessoas.

Observe como esse enquadramento valoriza mais as pessoas e o próprio fundo da imagem.

No caso de uma foto em close é até possível cortar um pouquinho da cabeça para preencher bem o quadro.


Evite colocar os olhos das pessoas no centro da imagem. Como veremos logo a seguir, o centro da tela não é o lugar correto para enquadrar o que queremos destacar na imagem.

Tire o horizonte do centro: A tendência natural de quem fotografa uma paisagem é posicionar a linha do horizonte no centro da imagem. Com isso, o que você deseja mostrar, que normalmente está abaixo da linha do horizonte, passa a ocupar um espaço de pouco destaque. Por outro lado, se é o próprio céu que você deseja destacar (por causa de um detalhe, um conjunto de nuvens ou a própria cor), então a linha do horizonte deve ficar na parte de baixo da imagem, e não no centro. O fato é que quase nunca a melhor posição da linha do horizonte na foto é o centro.

 Para evitar que o enquadramento fique torto, muitos fotógrafos acabam posicionado o horizonte no centro da imagem, como na imagem acima. Observe abaixo o espaço que o céu ocupa no quadro sendo que esse não é o objeto da fotografia.


Uma pequena mudança na posição do horizonte e um enquadramento mais fechado valoriza as falésias e as ondas do mar.

A regra dos terços: Olhe a tela de sua máquina. Imagine que você vai dividi-la em três partes iguais na horizontal. Depois faça o mesmo na vertical. Sua tela ficaria assim:


Agora, olhe os quatro pontos onde as linhas se cruzam. Esses são os pontos mais valorizados da imagem. Na hora de enquadrar, procure posicionar os itens mais importantes da sua fotografia em algum dos quatro pontos. No caso da imagem acima, o ideal seria que o sol ou o campanário fosse posicionado em um desses pontos e não no centro. Um enquadramento melhor seria o da fotografia abaixo:

Veja como uma pequena mudança no posicionamento dos pontos de interesse no quadro valorizam a imagem. Compare essa imagem com a anterior.

Agora que você conhece os pontos mais importantes da sua tela, quando for fotografar, coloque aquilo que você quer destacar na imagem em um desses quatro pontos.


As duas fotografias são recortes diferentes de uma mesma imagem. Em ambas a torre ocupa a mesma área, mas estão em posições diferentes. Na primeira a torre ocupa uma posição central. Um pequeno deslocamento do quadro valoriza o cenário e harmoniza a composição.

É claro que existem assuntos que tornam quase impossível usar a regra dos terços. Numa foto de um grupo grande de pessoas, não dá para colocá-las apenas nos quatro pontos. Nesse caso, aplique a regra anterior e preencha todo o quadro.

Algumas máquinas trazem a opção de acionar a exibição de uma grade no monitor que auxilia no enquadramento. Veja se a sua máquina possui essa opção, consultando o manual. Na maior parte das máquinas essa função é acionada por meio do botão “Display” ou "Info.", que alterna as várias opções de exibição do monitor.

 Linhas de grade que facilitam a aplicação da regra dos terços na Canon EOS 60D.

No próximo post continuaremos falando sobre enquadramento.

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