Observe que eu disse “vai” e não “quer fazer um curso”. Isso porque você vai precisar de um dinheiro razoável para comprar seu equipamento. Comprar uma máquina avançada e não usar os principais recursos é jogar dinheiro fora.
Mas se você realmente está interessado em investir tempo e dinheiro em fotografia, existem basicamente dois tipos de máquina para você. São as máquinas do tipo reflex (DSLR ou SLR), as mirrorless e as do tipo compacta de uso profissional.
Exemplo de câmera DSLR, ou reflex (imagem de divulgação).
Exemplo de câmera mirrorless (imagem de divulgação) |
As câmeras mirrorless são um avanço permitido pelas tecnologia. É o corpo muito parecido com o de uma câmera reflex, também permitem troca de lentes, mas sem o espelho (saí o nome mirrorless, "sem espelho"). Visualmente, a principal diferença é que essas são mais estreitas, já que o espelhinho dentro da câmera exigia um espaço maior. Como ela não tem espelho, o visor ótimo é substituído por um segundo visor digital, menor, no qual aproximamos um dos olhos para que condições de muita luz não atrapalhem o enquadramento. No mais, são bem parecidas com as reflex. Os preços são ligeiramente mais altos que o das câmeras reflex, considerando máquinas da mesma categoria.
Uma compacta adaptada para o uso profissional Esse modelo tem encaixe para flash (no alto da máquina) como uma de suas principais características.
Já as compactas de uso profissional são máquinas menores que as reflex e as mirrorless, mas com um porte razoável. Suas lentes possuem um bom zoom, mas não podem ser trocadas. Normalmente elas tem flash embutido, mas também têm sapata (encaixe) para flash externo. Tirando isso, elas têm quase tudo que uma reflex amadora tem: quase tão rápidas, quase tão precisas, quase tão versáteis e custam quase o mesmo preço. As únicas vantagens sobre uma reflex amadora são o tamanho e o peso. São úteis principalmente na hora de viajar, mas existem fotógrafos profissionais que as utilizam em estúdio.
As compactas de uso profissional não devem ser confundidas com as máquinas compactas com lentes intercambiáveis. As de uso profissional normalmente oferecem funcionalidades como a possibilidade de conectar um flash externo profissional que deixam a máquina apropriada para uso em estúdio, além da resistência que esse tipo de equipamento pede. Já as compactas com lente intercambiáveis, em sua maioria, são máquinas sem recursos profissionais, mas que permitem que sejam compradas lentes diferentes. Esse tipo de máquina não foi desenvolvido para uso profissional, mas pensando em fotógrafos iniciantes ou entusiastas. Além disso as diferenças de um modelo para o outro são tão grandes que fica difícil enquadrar esse tipo de equipamento em uma só categoria. Mas, definitivamente, não são equipamentos profissionais. Na minha opinião, são mais bonitas que funcionais. O que não quer dizer que sejam máquinas ruins.
Nikon 1 J3, exemplo de compacta com lente intercambiável. Observe que não há encaixe para flash e que, sem a lente, ela se parece mais com uma compacta simples que com uma máquina mais robusta.
Para saber qual modelo escolher é melhor você ler bastante. Quem tem uma máquina desse tipo costuma ser um apaixonado por fotografia e ler sobre o assunto não será um sacrifício (é claro que também existem uns desavisados que compram no impulso). Só que essa paixão costuma se estender às marcas. Por isso, não fique com a opinião de apenas um apaixonado. Leia, pesquise, compare. Forme sua opinião e sua paixão.
Sim, eu também tenho minha paixão. Ela atende pelo nome de Canon. E dois sobrenomes EOS 60D, PowerShot S5IS (ambas bem antigas). Mas também tenho uma Nikon Coolpix P900 (com um lente superzoom) e, pela praticidade, uso muito um celular com câmera avançada. Por isso, minha opinião também é suspeita e vou deixar para as revistas especializadas as comparações entre os modelos. Cá entre nós, nem elas se sentem a vontade para fazer isso.
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