Nesse caso já podemos buscar modelos com mais alguns recursos. Não, não são funções engraçadinhas como disparar quando você sorri, ou reconhecer o rosto das pessoas. Eu falei “técnica”. Você vai precisar de um modelo que permita ajustar funções como abertura, velocidade, sensibilidade.
Mesmo tendo essas funções, você poderá utilizar essas máquinas no modo automático. Ou seja, essa é a máquina ideal para usar na sua viagem, mas também para começar a se aventurar na técnica fotográfica. E tem modelo para todos os bolsos.
A maioria das pessoas que possuem uma máquina desse tipo nunca se aventurou a usar a maior parte dos recursos de sua máquina. Se você tem uma dessa, e tem medo de usar, aproveite os posts deste blog. São máquinas com recursos que antigamente só os profissionais e amadores avançados tinham condições de usar. Hoje estão ao alcance de todos.
Você não precisa de um curso para usar essa máquina, mas dar uma boa lida no manual ajuda a aproveitar melhor os recursos.
Algumas Nikon Coolpix e Canon PowerShot trazem recursos avançados. Observe na parte superior o disco que permite a seleção das funções manuais (P, S, A e M) além do modo automático (desenho de câmera normalmente destacada em uma cor, como verde ou vermelha).
As máquinas indicadas nesses csso são do tipo compacta, com disco seletor de funções. Esse disco fica na parte superior da máquina. Girando você pode escolher se ela será usada no modo automático (A, ou um desenho verde/ vermelho), manual (M), com prioridade de abertura (Av ou A), prioridade de velocidade (Tv, T ou S) e funções pré ajustadas. Essa máquinas se diferenciam de máquinas utilizadas por profissionais principalmente por causa da velocidade de disparo e armazenamento.
E os celulares top de linha? Hoje, janeiro de 2024, quando estou revisando este post, não há no mercado celular que possua todas as funções de uma câmera compacta avançada. Os modelos mais completos que conheço não possuem regulação manual de abertura e o zoom ótico é simulado misturando as imagens de mais de uma lente com cortes numa imagem de alta resolução. O resultado é razoável, mas deixa a desejar em algumas situações. Mas é possível aprender a usar funções importantes como ISO e velocidade. Mas, lembrando, essa funções só são encontrados em aparelhos top de linha, com preço nada acessível.
- Essas máquinas podem ser pouco mais caras que uma compacta sem disco seletor ou tão caras quanto uma reflex amadora (essas grandonas que todo mundo acha que é profissional). Por isso, não caia na lábia do vendedor e compre uma máquina com recursos que você realmente vai usar.
- Se você não compra uma reflex porque é cara e não vai saber usar, porque vai comprar uma máquina que custa o mesmo preço, tem as mesmas funções e é mais lenta?
- Megapixels não são documento: se você nunca fez um pôster de 40 cm x 30 cm, não precisa mais que 10 megapixels.
Nenhum comentário:
Postar um comentário