segunda-feira, 4 de junho de 2012

Filme, médio formato e 3D


Como esse blog é voltado para amadores vou apenas citar alguns equipamentos voltados para profissionais ou que sejam pouco usuais.

Ainda é possível comprar máquinas que utilizam filme. Pouca gente ainda compra esse tipo de equipamento. Para os fotógrafos amadores o mais importante é saber que as reflex de filme são equipamentos excelentes. São úteis em lugares muito frios já que as máquinas digitais param de funcionar em temperaturas muito baixas. Mas a versatilidade das digitais tem deixado as analógicas cada vez mais esquecidas no passado. Se você não é um entusiasta desses equipamentos, mora ou vai trabalhar em uma país gelado ou colecionador, não precisará desses tipo de equipamento.

A clássica FM10 (100% manual) ainda é vendida pela Nikon. Temos uma aqui em casa.


Pouco comuns, as máquinas médio formato são utilizadas por profissionais de estúdio e publicidade. Quer dizer, eram. Hoje quase não se vê. Antes das máquinas digitais, elas eram utilizadas por quem queria fazer ampliações em grandes formatos com alta qualidade. Hoje é possível conseguir algo parecido com máquinas de altíssima resolução (mais de 20 megapixels). Seus filmes tinham a largura de 60mm, enquanto os convencionais eram de 35mm. São caríssimas! Mas ainda existem modelos digitais nesse formato.



A Hasselblad H4D-200MS, em 2012, custava (nos EUA) cerca de 36 mil dólares. Sem a lente! São 50 megapixels efetivos, mas pode gerar imagens de até 200 megapixels! (se alguém se interessar, depois eu explico como)

As máquinas 3D ainda são pouco populares. Normalmente elas utilizam duas lentes para gerar imagens em três dimensões de forma semelhante aos nossos olhos. Mas também há algumas que usam apenas uma lente e, por meio de software, utilizam duas fotos consecutivas e com posição ligeiramente diferente para geram uma nova imagem. Mesmo com a queda nos preços, há obstáculos para sua popularização. Para ver as fotografias em três dimensões só na tela da máquina ou em um monitor 3D, como uma TV 3D (mais cara que a máquina). Para quem gosta de imprimir fotografias elas não trazem nenhuma vantagem (até já existe impressora 3D, mas não serve para imprimir fotografias).
A FinePix Real 3D W1, da Fujifilm, foi a primeira câmera fotográfica digital 3D a ser comercializada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário