No post anterior vimos algumas orientações básicas de enquadramento. Agora vamos ver algumas dicas para valorizar suas fotos ainda pensando apenas no enquadramento, o preparo antes de disparar.
Perceba como a diagonal traçada pelas bordas da fonte conduz o olhar do observador ao monumento
No exemplo acima, a sequência de coqueiros traça a diagonal no fotografia.
Ao fazer retratos, use o zoom (tele ou meia tele): essa dica é simples e vai agradar as pessoas que você fotografar. Nunca tire um retrato de alguém se aproximando da pessoa. Uma fotografia tirada de perto deixa o rosto mais arredondado. Quando for fotografar o rosto de alguém, ou quiser fotografar uma pessoa da cintura para cima, afaste-se e utilize o zoom da câmera para que preencher o quadro com o “modelo”. O resultado será um rosto menos distorcido e um inimigo a menos.
8 mm (equivalente a 38 mm em uma câmera 35 mm)
23 mm (equivalente a 114 mm em uma câmera 35 mm)
As duas fotografias foram realizada com o mesmo ajuste. As únicas diferenças eram a distância do modelo e a posição da lente. Observe que a distância também ajuda a reduzir as sombras produzidas pelo flash.
Esse é um problema muito comum nas selfies. Como nesse tipo de fotografia esticamos nosso braço para afastar a câmera, os fabricantes usam lentes frontais que permitem um ângulo bem aberto na hora de fotografar, chamadas "grande angular". Essas lentes distorcem as laterais da imagem O resultado são imagens que deixam as pessoas mais inchadas do que são de fato, principalmente nas bordas do quadro. Por isso muita gente acaba fazendo a foto de cima para baixo. Com esse enquadramento a distorção é disfarçada, usando a deformação para confundir o observador. Quem usa esse truque sabe do que eu estou falando. A melhor opção é pedir a ajuda de alguém.
Como quase todas as máquinas hoje possuem uma lente zoom (dessas que você pode aproximar ou afastar o objeto apertando um botão), as lentes das máquinas compactas têm três posições básicas: grande angular, normal e tele (ou meia-tele). Nas posições grande angular, a máquina “afasta” os objetos. Essa posição tende a deixar as linhas nos cantos da imagem (e o rosto do fotografado) mais arredondado. Já nas posições tele (ou meia-tele), quando você “aproxima” os objetos com o zoom, esse efeito não acontece.
Já coloquei aqui um post sobre lentes. Nele falamos um pouco mais sobre esse as posições das lentes e suas aplicações na fotografia.
Veja bons trabalhos: até hoje, o que mais me ajuda a aprimorar minha técnica e meu olhar sobre o que será fotografado é ler sobre a obra de bons fotógrafos e ver bons trabalhos. Não é simplesmente olhar. É ver uma fotografia, gostar dela e pensar: o que foi que ele fez para chegar nesse resultado? Como ele regulou a máquina? Como ele ajustou a luz? O que eu precisaria fazer para fazer uma fotografia parecida com essa? Acredite: na maior parte dos casos, é possível fazer algo bem parecido com a sua máquina apenas pensando no enquadramento.
É claro que para fazer igual você vai precisar conhecer bem o seu equipamento, ler sobre técnicas de iluminação, entender os limites de sua máquina e os recursos que ela possui para te ajudar. E é exatamente assim que o hábito de ver bons trabalhos ajuda você a aprimorar sua técnica. Você vai ver algo diferente, se perguntar ou perguntar a alguém sobre como fazer aquilo e aprender um pouco mais.
Mas o principal é que seu olhar será treinado. De tanto ver formas diferentes de observar um mesmo objeto, você também vai começar a buscar formas diferentes de retratar algo aparentemente comum. Sua memória fotográfica também será aprimorada. Determinadas situações vão aguçar seu olhar e vão fazê-lo pensar: isso dá uma boa foto, como um despretensioso olhar pelo retrovisor ao entrar em uma avenida...
Já coloquei aqui um post sobre lentes. Nele falamos um pouco mais sobre esse as posições das lentes e suas aplicações na fotografia.
Veja bons trabalhos: até hoje, o que mais me ajuda a aprimorar minha técnica e meu olhar sobre o que será fotografado é ler sobre a obra de bons fotógrafos e ver bons trabalhos. Não é simplesmente olhar. É ver uma fotografia, gostar dela e pensar: o que foi que ele fez para chegar nesse resultado? Como ele regulou a máquina? Como ele ajustou a luz? O que eu precisaria fazer para fazer uma fotografia parecida com essa? Acredite: na maior parte dos casos, é possível fazer algo bem parecido com a sua máquina apenas pensando no enquadramento.
É claro que para fazer igual você vai precisar conhecer bem o seu equipamento, ler sobre técnicas de iluminação, entender os limites de sua máquina e os recursos que ela possui para te ajudar. E é exatamente assim que o hábito de ver bons trabalhos ajuda você a aprimorar sua técnica. Você vai ver algo diferente, se perguntar ou perguntar a alguém sobre como fazer aquilo e aprender um pouco mais.
Mas o principal é que seu olhar será treinado. De tanto ver formas diferentes de observar um mesmo objeto, você também vai começar a buscar formas diferentes de retratar algo aparentemente comum. Sua memória fotográfica também será aprimorada. Determinadas situações vão aguçar seu olhar e vão fazê-lo pensar: isso dá uma boa foto, como um despretensioso olhar pelo retrovisor ao entrar em uma avenida...
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