quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quantos megapixels?

A maioria das pessoas não passa as fotografias para o papel e, quando passa, as imagens não são impressas em tamanhos maiores que 10x15cm (aquele tamanho de fotografia padrão, que a gente guarda nos álbuns de plástico e papel cartão que vêm de graça com as fotos). Para esse tipo de trabalho, uma máquina de uma boa marca, que tenha 3 megapixels é mais que suficiente.

Mas uma máquina com mais megapixels não faria fotos melhores? A resposta é “não”. Uma maior quantidade de megapixels, na prática, aumenta o tamanho do arquivo que vai ser gerado e o tamanho que você pode ampliar uma foto no papel sem perder a qualidade. Em resumo, quanto mais megapixels tem uma máquina, maior será o espaço ocupado por uma foto no seu cartão de memória ou no seu computador. Ah, e maior o preço também.

Eu arrisco dizer que 99% das pessoas que estão lendo este texto nunca precisarão mais do que 5 megapixels. Uma fotografia com 5 megapixels pode ser impressa em uma folha de papel tamanho A4 (essa que você está vendo na sua impressora) com qualidade razoável. Entre uma máquina com 20 megapixels de uma marca mediana e uma máquina de 5 megapixels de uma boa marca, eu fico com a segunda.

Também é preciso cuidado para não levar gato por lebre. Algumas marcas, principalmente as menos conhecidas, anunciam uma quantidade de megapixels que não é efetiva. Informam que a máquina faz fotografias com X megapixels interpolados. De forma simplificada, interpolar é dividir um ponto em dois. Ou seja, a máquina dobra a quantidade de pixels artificialmente, o que geralmente diminui a qualidade da imagem interpolada. Se uma máquina anuncia 10 megapixels interpolados, significa que ela possui 5 megapixels efetivos. Cuidado com essas máquinas. De preferência, evite esses equipamentos.

É claro que uma máquina com dezenas de megapixels tem vantagens. Só que poucas pessoas realmente usam ou precisam usá-las. Mais megapixels significam que você pode fazer impressões maiores. Segue uma tabela com a relação entre a quantidade de megapixels e o tamanho máximo de impressão (com qualidade fotográfica, ou 300 DPI):



Outra vantagem é a possibilidade de ter mais liberdade para fazer cortes depois que a imagem foi feita sem perder qualidade. Se você tem uma fotografia em 10 megapixels, mas só vai imprimir uma foto em 10 cm x 15 cm, é possível corta aproximadamente um terço da imagem em cada dimensão e ainda ter uma fotografia com qualidade excelente.

Mas, vamos ser honestos: quantas vezes você já fez isso?


Nenhum comentário:

Postar um comentário