Nosso assuntos será a abertura da lente e a velocidade do obturador. Vamos falar sobre esse assunto em pelo menos três posts (este e mais dois), mas vamos voltar a falar desse assunto muitas outras vezes, porque esses ajustes são muito usados para fotografar assuntos específicos. Objetos em alta velocidade (para deixar ou não um rastro na imagem), imagens com foco apenas no primeiro plano, fotografias noturnas... essas são apenas algumas dos situações em que conhecer esses ajustes vai facilitar sua vida.
Imagens como essa, em que as luzes dos carros deixam rastros, só são possíveis com ajuste do tempo de exposição, ou seja, mudando a velocidade do obturador.
Nessa imagem, o bebê aparece bem nítido, no primeiro plano, o o fundo fica desfocado, destacando a criança. Para obter esse efeito é necessário ajustar a abertura da lente.
Antes de entender o que cada uma dessas funções representa, é preciso saber se sua máquina permite esses ajustes. Como identificar uma máquina que possua ajustes de abertura e velocidade? Primeiro, a máquina deve ter a possibilidade de um ajuste manual, identificado pela letra M ou P no seletor de funções. Esse seletor, geralmente é um disco localizado na parte superior da máquina. Quando comentamos sobre a escolha de uma máquina já falamos um pouco sobre isso. No smartphones, apenas aqueles que, a função câmera, é possível escolher o modo "pró". Normalmente essa função só está presente nos modelos top de linha, como a linha S da Samsung. Mesmo assim, devido às limitações de espaço e de construção, esses aparelhos não permitem todas as regulagens que falaremos aqui.
Além do ajuste manual as câmeras costumam permitir os ajustes com prioridade de abertura, no qual você escolhe a abertura da lente a a máquina ajusta o restante dos parâmetros (representado por um A ou Av no disco seletor) e com prioridade de velocidade (representados por um S, Tv ou T). Ainda existem máquinas que, apesar de não possuírem o tal disco seletor, ainda permitem o ajuste manual de abertura e velocidade. O melhor é ler o manual da máquina e tomar muito cuidado com o que dizem os vendedores. Regra geral: essa máquinas não são as mais baratas, mas não precisam ser absurdamente caras.
Exemplo de máquina com disco seletor que permite ajuste manual (M e P) além da prioridade de abertura (A) e da prioridade de velocidade (S).
De uma forma simples, podemos resumir o uso dos comandos da seguinte forma:
1º) Quanto mais aberta uma lente e menor a velocidade do obturador, mais luz entra.
2º) Quanto mais fechada uma lente e maior a velocidade do obturador, menos luz entra.
3º) Se o fotômetro indica que a luz está correta e eu quero aumentar a velocidade do obturador (menos luz), preciso compensar permitir que mais luz entre abrindo a lente.
Mas vamos com calma. É melhor a gente entender como tudo isso funciona, seus efeitos na imagem e os riscos. Por isso vamos falar detalhadamente sobre esses assuntos nos próximos posts. Vamos começar pelo que é mais fácil de explicar e usar: a velocidade do obturador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário