domingo, 29 de julho de 2012

Ajuste de velocidade

O ajuste de velocidade determina o tempo que o sensor da máquina ficará exposto à luz. Para simplificar o entendimento vou falar de como funcionavam as câmeras de filme. Nas digitais podem ocorrer algumas diferenças, mas não vale a pena entrar em detalhes. Quando o disparador não está pressionado, uma cortina rígida bem fininha protege o filme para que ele não seja exposto à luz que vem de fora da câmera e entra pela lente. Chamamos essa cortina de obturador. Na hora em que apertamos o disparador, essa cortina se abrirá e uma outra irá se fechar. O intervalo entre a abertura da primeira cortina e o fechamento da segunda pode ser regulado para que o filme ou o sensor fique mais ou menos tempo exposto à luz. Normalmente esse intervalo é definido por frações de segundo. Você define isso ao ajustar a velocidade do obturador (Tv).

O vídeo a seguir mostra em câmera lenta o funcionamento do obturador. A câmera do filme é uma reflex, por isso, no início da cena um espelho se levanta. Logo depois o obturador se move. O movimento é tão rápido que o intervalo entre as duas cortinas não é perceptível na primeira parte do vídeo. Só dá para perceber em câmera muito lenta, nas últimas repetições.


Vídeo do perfil cameratest do Youtube

Entendendo como funciona o obturador, fica mais fácil entender os efeitos da sua regulagem. Você pode ajustar a velocidade do obturador (intervalo entre a abertura da primeira cortina e o fechamento da segunda) em segundos ou em fração de segundos. Nas máquinas, quando é possível regular a velocidade, seus valores costumam variar de 30 segundos a 1/2.000 segundos (0,0005 seg.). Nas melhores máquinas a velocidade máxima pode ultrapassar 1/10.000 segundos (0,0002 seg.). Num smartfone de ponta esse comando também existe e está disponível no modo "pró".

Sabendo disso, é fácil perceber que ficará registrado na fotografia tudo aquilo que acontecer no intervalo em que o obturador ficar aberto. Se o obturador abre e fecha quase instantaneamente (1/2000 seg., por exemplo), a imagem ficará estática (a não ser que você esteja fotografando algo extremamente veloz, como um tiro ou algo parecido). Já uma imagem com o obturador regulado em 1 seg. é bem provável que quase todos os objetos deixem um rastro na imagem. Nesse caso, mesmo que tudo esteja parado, você irá "chacoalhar" a câmera. Em um segundo, não adianta nem prender a respiração.

Exemplo de uma fotografia que ilustra os efeitos do ajuste de velocidade em uma imagem. Essa fotografia foi tirada com velocidade 1/200 seg. A velocidade é suficiente para que o mão do fotógrafo não faça a imagem ficar tremida, mas não para congelar o movimento do garoto que está saltando.

Para facilitar sua escolha, vai aí um esquema simplificado dos intervalos de velocidade e como utilizá-los.

- de 30 seg. a 1/20 seg.:
Usado para fotografam em ambientes extremamente escuros, mas com objetos estáticos. A ideia é que luzes fracas possam aparecer na foto. Mas tem um grande problema: mesmo imóvel, sem respirar, sua fotografia vai ficar tremida. Até o toque do seu dedo no disparador fará a câmera vibrar. A solução é usar um tripé ou apoiar e seu celular ou máquina sobre uma superfície firme. As câmeras profissionais ou semiprofissionais têm a opção de acoplar um disparador. Também há disparador bluetooth para celulares. Caso não tenha esse acessório disponível, você pode programar sua câmera para disparar sozinha após 2 ou 10 segundos. Use essas velocidades em fotografias noturnas ou de dia para deixar uma queda d'água com um aspecto leitoso (nesse caso, evite dias muito claros ou lugares com incidência direta do sol para evitar que a luz estoure).

Na fotografia acima, a máquina foi colocada sobre um tripé. Foi programada para disparar em dois segundos após pressionado o botão e o obturador permaneceu aberto por dez segundos.

Outro exemplo de uso de baixa velocidade. A 1/8 seg. a água parece mais um véu ou uma fina camada leitosa. Na verdade a imagem apresenta os vários pontos por onde a água passou enquanto o obturador esteve aberto.

- 1/30 seg. a 1/125 seg.:
Se for fotografar sem tripé, fique bem apoiado, e procure prender a respiração na hora do disparo. Isso pode não ser suficiente em 1/30 seg. A maioria dos flashs funciona nesse intervalo, principalmente nas compactas. O uso do flash pode ajudar a manter os objetos estáticos em ambientes escuros. Essas velocidades podem ser úteis quando se quer mostrar de propósito o rastro de um objeto em movimento para dar a sensação de velocidade.

Veículo a aproximadamente 80km/h fotografado com o obturador regulado para 1/125 seg. A velocidade do obturador não foi suficiente para manter os veículos "estáticos". Mas observe que todo o restante da imagem ficou congelado.

- 1/200 seg a 1/500 seg.:
Fique mais a vontade. Essa velocidade é suficiente para que a imagem fique estática na maioria das situações cotidianas (fotos de família, paisagens, detalhes de objetos...), mas evite objetos em alta velocidade (como na fotografa acima e abaixo). A não ser que você queira que o objeto fotografado deixe um rastro. Ou você pode tentar acompanhar o movimento do objeto e deixar o fundo borrado, aprofundando a sensação de velocidade (veremos como fazer isso mais a frente).



A 1/500 seg., um veículo a 80 km/h fica quase nítido. Mas a velocidade do obturador ainda não foi suficiente. Há menos borrões que na imagem anterior, mas o carro ainda não está nítido.


- 1/1000 seg. ou mais rápido: Velocidades utilizadas para fotografar objetos em movimento ou em um ambiente com muita luz. Também  pode ser utilizada para congelar o movimento de objetos rápidos.
Com o obturador abrindo e fechando em 1/8000 seg., o veículo a 80km/h parece estar estacionado. Mesmo as rodas parecem estáticas.

As regras acima não são rígidas. Quanto maior o zoom utilizado, maior a velocidade que será necessária para evitar que o próprio disparo deixe a imagem tremida. A distância do objeto para a câmera também pode interferir. Mas na maioria dos casos, seguindo essas regras você fará boas fotografias.

Um último detalhe: as câmeras nem sempre exibem a velocidade em fração de segundo. Por exemplo, na maioria das câmeras a velocidade 1/200 seg. é apresentada apenas como 200. Nesse caso, quando o tempo ultrapassar um segundo, a velocidade será apresentada seguida de uma aspa dupla ("). Ou seja, para dez segundos a máquina exibirá 10" e para um décimo de segundo apenas 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário