Símbolos comuns para a regulagem do flash. Da esquerda para a direita: ligado, automático e desligado.
De uma forma geral, o flash pode ser usado quando o objeto fotografado encontra-se próximo da máquina (próximo, não colado). Objetos muito próximos podem fazer a luz "estourar". Para as máquinas compactas, uma distância maior que três ou quatro metros já reduz a eficiência do flash. É claro que essa distância pode variar. Grosso modo, quanto mais sofisticada a câmera, maior sua capacidade de ajustar-se a condições de excesso ou falta de luz. As imagens abaixo mostram um pouco do efeito provocado pela distância na eficiência do flash. Todas as fotografias foram realizadas no escuro, com uma máquina compacta, no modo automático. A diferença é a distância dos objetos e o uso do zoom. Observe que mesmo que a máquina tente compensar o flash com outros ajustes, o resultado nem sempre agrada.
Distância menor que um metro. As partes que encontram-se a uma distância maior tem menos problemas.
Distância de pouco menos de dois metros.
Distância de mais de quatro metros. Apesar de uma luz mais uniforme, o centro da imagem fica mais cinzento e a imagem tem uma espécie de sujeira, que chamamos de ruído.
Além da distância, a quantidade de luz também determina a necessidade ou não do flash. Pouca luz, ligue o flash. Muita luz... ligue o flash! Sim, é isso mesmo. O flash não é usado apenas para substituir a luz, mas para compensar as sombras formadas por ela. Chamamos isso de luz de preenchimento. Quando a luz forma muitas sobras, devemos usar o flash para reduzí-las.
O sol produz uma sombra forte nas imagens. Essa sombra pode ser atenuada se for utilizado o flash na potência máxima. Nessa situação, utilize o flash obrigatório e não o flash automático.
Quando for fazer uma fotografia à noite, você deve usar o flash se o principal objeto fotografado estiver próxima a você. Mas é melhor não liga-lo se a distância entre o objeto e a maquinar for grande. Nesse caso, use um tripé ou um apoio, ligue o timer, desligue o flash e peça que os modelos não se movam. Você vai se surpreender com o resultado. Se sua máquina permitir controlar o tempo de exposição, experimente deixa-la aberta por dois segundo ou mais. Caso a primeira imagem não fique boa, vá ajustando o tempo de exposição. Até obter um resultado interessante.
Observe o resultado dessas duas imagens. Na foto de cima foi usado o flash e na de baixo não. Veja que o flash só alcança o vaso. Tudo que está depois fica no escuro. Já na imagem sem flash toda a rua está iluminada. A cor amarelada é resultado do tipo de lâmpada da iluminação pública.
Com o flash ligado no automático, as pessoas que estão no primeiro plano ficam bem iluminadas e as do fundo, no escuro.
Já com a redução da potência do flash, o fundo da mesa fica melhor iluminado.
Em breve falaremos um pouco mais sobre o uso do flash.
Nenhum comentário:
Postar um comentário