segunda-feira, 11 de junho de 2012

Iluminação: o Sol

Os melhores horários para fotografar são no início da manhã e no fim da tarde. A quantidade de luz e o seu ângulo melhoram as cores (principalmente do céu) e deixam as sombras mais suaves.

O sol de meio dia é o pior, principalmente para fotografar pessoas. A luz forte e vinda de cima deixa sobras muito marcantes (principalmente nos olhos). Caso tenha que fazer fotografias próximo a esse horário, utilize o flash para reduzir as sombras. É isso mesmo, com muita luz, às vezes é melhor usar ainda mais luz para preencher as sombras.

Fotografia realizada após 11h. Observe os olhos apertados e a sombra.

As nuvens, se não forem muitas, podem ajudar a diminuir a força da luz do sol e as sombras nos objetos exposto ao sol do meio dia.

O senso comum costuma dizer que nunca se deve fazer uma fotografia contra a luz. O ideal seria que o sol ficasse atrás do fotógrafo e de frente para o objeto. Isso nem sempre é verdade. Imagine o sol de 9h30. Ao fazer uma fotografia nesse horário, muito fotógrafo ficaria de costas para o sol para que sua luz incidisse no rosto das pessoas, como foi feito na imagem a seguir:

Observe os olhos apertados e a sombra.

De fato, essa forma de se posicionar aparentemente não provocaria problemas com a iluminação. O problema é que as pessoas tenderão a apertar os olhos para se proteger do sol no rosto. Também ocorre uma sombra forte nos olhos, o que só piora a situação.

Se a posição fosse contrária, com as pessoas entre o fotógrafo e o sol o resultado, segundo o senso comum, seria pior. A razão disso seria que o objeto fotografado ficaria coberto por uma sombra, como na seguinte fotografia:

O azul do céu estava até bonito..

Mas observe a fotografia abaixo realizada no mesmo horário e local, com a mesma máquina e regulagem. A única diferença foi o flash:

A única diferença foi o flash ligado.

Observe que, nessa situação, os olhos da pessoa fotografada permanece aberto e a sombra desaparece. Essa situação é melhor que as duas anteriores. Mas ainda existe uma forma melhor de utilizar o sol e o flash em fotografias ao ar livre:

Nesse caso, as sombras ajudam a mostrar o real volume dos objetos. Compare as cores e os detalhes desse fotografia com a imagem anterior. Observe a testa do rapaz nas duas imagens e perceba que na primeira ela tem menos detalhes.

Nessa situação é melhor que o fotógrafo se posicione de lado para o sol e mantenha o flash ligado, de preferência na máxima potência, para reduzir as sombras. Atenção: não coloque o flash no automático pois a câmera pode calcular que não há necessidade de luz extra e desligar o flash. Essa regulagem não costuma ser possível no modo de fotografia automática. Se sua máquina tiver essa opção, utilize o modo "P", que é semelhante ao automático, mas permite regulagens.

Uma fotografia realizada contra a luz também pode ser usada para obter efeitos muito interessantes. Basta que o sol esteja coberto pelo modelo ou objeto fotografado. O objeto terá um contorno brilhoso. Não esqueça de usar o flash para eliminar ou reduzir as sombras.


Em algumas situações as sombras podem não ser um defeito. Experimente fotografar algumas situações ao nascer ou ao pôr do sol.



A seguir vamos ver mais dicas de iluminação por meio do flash.

Nenhum comentário:

Postar um comentário